bem vindo.png

Incarceration Nations Network (INN) e Instituto Fênix unem forças para promover a reinserção e a transformação social em Pernambuco

 

A renomada organização internacional Incarceration Nations Network (INN), com sede em Nova Iorque, uniu forças com o Instituto Fênix em Pernambuco para impulsionar iniciativas inovadoras na área da justiça criminal e da reinserção de indivíduos em situação de vulnerabilidade que passaram pelo sistema carcerário. Essa parceria estratégica reúne organizações comprometidas com a promoção de mudanças significativas no sistema de justiça e penitenciário.

PRESTAÇAÕ DE CONTAS DO ANO DE 2022

 

 

É com grande alegria e orgulho que o Instituto Fênix apresenta o relatório de impacto anual referente ao último ano de atuação. Nosso compromisso com a transparência nos leva a compartilhar as realizações e resultados alcançados, mesmo diante de desafios financeiros significativos.

 

 

 

CEO do Instituto Fênix Recebe Reconhecimento da População Recifense por Contribuições na Diminuição da Criminalidade em Pernambuco

O CEO e Fundador do Instituto Fênix, Cicero Alves, foi agraciado com uma homenagem especial em reconhecimento às suas notáveis ​​contribuições na luta pela diminuição da criminalidade e reincidência carcerária na Cidade do Recife, em cerimônia que aconteceu no dia 13 de setembro na prestigiosa Câmara Municipal do Recife.

 

O Diplomas outorgado de Voto de Aplauso e Congratulações foi concedido por unanimidade por todos os Vereadores da Câmara Municipal do Recife a pedido do Vereador Ebinho Florêncio.

 

Instituição coloca 11 egressos do Sistema Prisional e Pessoas Privadas de Liberdade no Ensino Superior; em breve irá fundar o Primeiro Restaurante Social do Brasil em Recife composto 100% por egressos do Sistema Prisional e diminuição da reincidência carcerária no Estado em 03%.

WhatsApp Image 2023-02-01 at 08.35.02.jpeg

 

Educação empreendedora ganha força com parceria do Instituto Êxito de Empreendedorismo e Instituto Fênix

 

Termo de Convênio e Cooperação Educacional tem como objetivo promover a educação empreendedora dos jovens que estão buscando a ressocialização após passarem por Sistema Prisional.

 

O Instituto Êxito de Empreendedorismo e o Instituto Fênix – instituição privada sem fins lucrativos em Pernambuco –, firmaram convênio com objetivo de estimular e promover a educação empreendedora para pessoas privadas de liberdade, egressos do sistema prisional e seus familiares. Através da plataforma on-line do Instituto Êxito, os alunos terão disponíveis cerca de mil conteúdos totalmente gratuitos.

Os cursos, palestras, mentorias e vídeos inspiracionais já estão disponíveis para todos os usuários e abordam áreas como empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, carreira, marketing, negócios, comércio, entre outras. “A parceria firmada com o Instituto Fênix proporcionará um leque de oportunidades aos jovens que sabemos que ficam à margem da sociedade e, geralmente, não têm oportunidades para se ressocializarem. Estamos muito felizes de fazer parte desse acordo e poder contribuir para o desenvolvimento humano e profissional”, afirma o presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz. “Vamos promover a transformação de vidas, e principalmente, auxiliar àqueles que estão em busca de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e, com a educação empreendedora, iremos investir no futuro mais próspero”, completa.

 

 

 

 

 

Apresentação das ações do Instituto Fênix no Estado de Pernambuco e o trabalho de assessoria jurídica que sua equipe vem desempenhando em prol das pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional.

 

A Entrevista aconteceu no Programa Fala Povo da TV Nova em Pernambuco 

 

 

 

 

Fala durante a solenidade de posse dos membros do Conselho Regional da Comunidade da 1ª Vara Regional da Execução Penal e do Conselho da Comunidade do Recife, onde o Instituto Fênix fará parte. O Evento aconteceu no dia 27 de julho de 2022 na Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os conselhos são órgãos de execução penal que atuam na promoção de diálogo entre o Estado e a sociedade, por meio do controle social. São, também, um importante mecanismo de assistência, comunicação e defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade e das pessoas egressas do sistema prisional.

 

 

 

Participação do Evento de Lançamento da Revistinha de nº 65: Ressocialização do "MPT em Quadrinhos" que aconteceu no dia 11 de maio em Brasília, representando dessa forma todas as pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional que necessitam de uma oportunidade. A série “MPT em Quadrinhos” teve início em junho de 2012 dentro do projeto “O MPT, a Sociedade e o Cidadão”, vinculado à Coordenadoria Nacional de Estágio do MPT, coordenada, à época, pelas Dras. Guadalupe Louro Turos Couto (MPT-PRT Rio de Janeiro/RJ) e Daniele Corrêa Santa Catarina (à época no MPT-PRT Vitória/ES e atualmente no TRT/ES). Esta edição foi publicada na gestão do Procurador Geral do Trabalho, Dr. José de Lima Ramos Pereira.

 

Participação muito especial no Programa Infinete Quality of Life com meu amigo Marvim Pereira, Eduardo G.O - Consultor Terapêutico e Elvis, Terapeuta Holístico. 

 

Nessa entrevista discorremos sobre a realidade do Sistema Prisional Brasileiro, as dificuldades que as pessoas privadas de liberdade têm para sobreviver a um sistema superlotado, insalubre e com déficits na saúde. Também trouxemos a realidade do egresso dos presídios e penitenciárias que necessitam de uma oportunidade para não reincidir no crime.

 

Link do Programa Infine Quality of Life abaixo: 

 

 

 

 

 

I Seminário Sobre Educação em Prisões, organizada por Cicero Alves na Cidade de Maceió, Alagoas, onde em uma Mesa de diálogos, analisamos, O cenário da educação em prisões: a importância da formação profissional dos reclusos e os projetos sociais e acadêmicos no contexto carcerário.

 

 

 

Entrevista na TV Rio Mar em Alagoas referente ao I Seminário de Educação em Prisões: Diálogo e Experiências. Mesa de diálogos: O cenário da educação em prisões: a importância da formação profissional dos reclusos e os projetos sociais e acadêmicos no contexto carcerário. Seminário realizado no Auditório do Senac - Unidade Poço, em Alagoas no dia 04 de março de 2020.

 

 

 

 

 

Entrevista com uma grande temática no Programa BALANÇO DIÁRIO!

 

Abordando a RESSOCIALIZAÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL das pessoas Privadas de Liberdade!

 

 

 Além das Grades

 

O Documentário, Além das Grades, produzido e dirigido pelo Estúdio Nato, documenta o trabalho do Projeto Produtivamente - idealizado pela Analista Comportamental e Neurocoach, Rita Diaz, onde Cicero Alves ainda em reclusão participou. Foi filmado com recursos próprios e apoio operacional da Secretaria de Estado e Inclusão Social de Alagoas.

 

O Documentário apresenta o trabalho de Neurociência e sua capacidade transformadora na vida desses reeducandos, apresentando ainda para o Brasil e para o mundo o trabalho diferenciado desse módulo, adotado em Maceió que é único no Brasil.