bem vindo.png
acompanhe nossas ações - 2.png

PRESÍDIO DE IGARASSU

Iniciamos nossas ações nas Unidades Prisionais de Pernambuco no dia 27 de maio de 2022, pelo Presídio de Igarassu, que atualmente conta com uma lotação de 4.131 pessoas privadas de liberdade,  para uma capacidade de 874 pessoas. Nesse dia conseguimos cadastrar e atender 150 pessoas, dando início ao processo de capacitação profissional.

Nessa unidade prisional contamos com vários setores de laborterapia para os reeducandos.

 

Quer conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Presídio de Igarassu? Clique em:

DOAÇÃO DE COMPUTADOR

PRESÍDIO DE IGARASSU

DOAÇÃO DE COMPUTADOR.jpeg

As doações que você realiza são revertidas em benefícios para qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade, egressos do sistema prisional, jovens infratores e familiares. No dia 12 de julho de 2022, foi a vez do Presídio de Igarassu receber a doação de 02 Computadores com objetivo de proporcionar qualificação profissional e inclusão de mais reeducandos no Ensino Superior nessa unidade prisional.

 

A REALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL

Participação muito especial no Programa Infinete Quality of Life com meu amigo Marvim Pereira, Eduardo G.O - Consultor Terapêutico e Elvis, Terapeuta Holístico. 

 

Nessa entrevista discorremos sobre a realidade do Sistema Prisional Brasileiro, as dificuldades que as pessoas privadas de liberdade têm para sobreviver a um sistema superlotado, insalubre e com déficits na saúde. Também trouxemos a realidade do egresso dos presídios e penitenciárias que necessitam de uma oportunidade para não reincidir no crime.

ENTREVISTA NA TV RIO MAR 

Entrevista na TV Rio Mar em Alagoas referente ao I Seminário de Educação em Prisões: Diálogo e Experiências. Mesa de diálogos: O cenário da educação em prisões: a importância da formação profissional dos reclusos e os projetos sociais e acadêmicos no contexto carcerário. Seminário realizado no Auditório do Senac - Unidade Poço, em Alagoas no dia 04 de março de 2020.

 

CENTRO DE OBSERVAÇÃO CRIMINOLÓGICA E TRIAGEM PROF. EVERALDO LUNA – COTEL

O Instituto Fênix iniciou no dia 14 de junho de 2022, o primeiro processo de atendimento aos Reeducandos do Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everaldo Luna – COTEL com a presença de 84 reeducandos. #Recuperandovidas

 

PENITENCIÁRIA AGRO INDUSTRIAL SÃO JOÃO (PAISJ) – ITAMARACÁ

Iniciamos no dia 30 de junho de 2022 com a ajuda de voluntários que cursam Direito na Faculdade Universo nosso processo de cadastramento e palestra para mais de 100 reeducandos na Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ) localizada em Itamaracá-PE, unidade que abriga presos do regime Semiaberto. Todos irão participar do nosso processo de Aperfeiçoamento Profissional, onde, qualificamos os participantes para serem inseridos no mercado de trabalho. Os cadastros realizados no dia de hoje, servirão para que possamos iniciar atendimento aos seus familiares.

 

LANÇAMENTO MPT EM QUADRINHOS - RESSOCIALIZAÇÃO EM BRASÍLIA

Participação no evento de lançamento da revistinha de número 65 do "MPT em Quadrinhos" que aconteceu no dia 11 de maio de 2022 em Brasília, representando dessa forma todas as pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional que necessitam de uma oportunidade. A série “MPT em Quadrinhos” teve início em junho de 2012 dentro do projeto “O MPT, a Sociedade e o Cidadão”, vinculado à Coordenadoria Nacional de Estágio do MPT, coordenada, à época, pelas Dras. Guadalupe Louro Turos Couto (MPT-PRT Rio de Janeiro/RJ) e Daniele Corrêa Santa Catarina (à época no MPT-PRT Vitória/ES e atualmente no TRT/ES). Esta edição foi publicada na gestão do Procurador Geral do Trabalho, Dr. José de Lima Ramos Pereira.

 

I SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO EM PRISÕES

I Seminário Sobre Educação em Prisões, organizada por Cicero Alves na Cidade de Maceió, Alagoas, onde em uma Mesa de diálogos, analisamos, O cenário da educação em prisões: a importância da formação profissional dos reclusos e os projetos sociais e acadêmicos no contexto carcerário.

 

ENTREVISTA PROGRAMA BALANÇO DIÁRIO

Entrevista com uma grande temática no Programa BALANÇO DIÁRIO!

 

Abordando a RESSOCIALIZAÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL das pessoas Privadas de Liberdade!

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PRESÍDIO DE IGARASSU

Iniciamos no dia 10 de junho de 2022, no Presídio de Igarassu o processo de Aperfeiçoamento Profissional para 35 Pessoas Privadas de Liberdade, nesse processo qualificamos os participantes para serem inseridos no mercado de trabalho. 

 

CURSO DE EMPREENDEDORISMO PRESÍDIO DE IGARASSU

empreendedorismo.jpeg

Iniciamos no dia de hoje 12 de Julho de 2022, em parceria com o SEBRAE nosso parceiro em qualificação profissional, o Curso de Empreendedorismo para 25 pessoas privadas de liberdade no Presídio de Igarassu. 

 

POSSE NO CONSELHO DE EXECUÇÃO PENAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Foi com grande satisfação que nós que fazemos o Instituto Fênix no Estado de Pernambuco, fomos empossados no dia de hoje 27 de julho de 2022, para compor o Conselho Regional da Comunidade da 1ª Vara Regional da Execução Penal  e do Conselho da Comunidade do Recife (VEPEC).

As pessoas que participam desses colegiados tem, entre suas atribuições. que realizar visitas a unidades prisionais, com a elaboração e envio de relatórios aos juízes e juízas de execução penal com as percepções e pontos de atenção. Também devem desenvolver ações que promovem o efetivo protagonismo da pessoa presa e egressa na sua vivência em sociedade, considerando as condições de acesso aos direitos e a oferta de oportunidades.

 

DOCUMENTÁRIO ALÉM DAS GRADES

O Documentário, Além das Grades, produzido e dirigido pelo Estúdio Nato, documenta o trabalho do Projeto Produtivamente - idealizado pela Analista Comportamental e Neurocoach, Rita Diaz, onde Cicero Alves ainda em reclusão participou. Foi filmado com recursos próprios e apoio operacional da Secretaria de Estado e Inclusão Social de Alagoas.

 

O Documentário apresenta o trabalho de Neurociência e sua capacidade transformadora na vida desses reeducandos, apresentando ainda para o Brasil e para o mundo o trabalho diferenciado desse módulo, adotado em Maceió que é único no Brasil.